Você mora na Arábia, mas você tem que usar BURCA?

Desde que mudei para a Arábia essa é, entre todas as questões que sondam esse país, a que eu mais escuto.

Existem duas formas de resposta para essa pergunta, a primeira é simples e direta, não eu não tenho que usar burca. Mas se você é curioso, e gosta de aprender mais sobre outras culturas fique até o fim para entender mais.

Antes de explicar mais sobre nossa vestimenta por aqui, entenda que, antes de sair do Brasil nós assinamos um termo no qual diz que seguiremos as leis do país e as tradições do islã, isso porque a Arábia Saudita é o berço do Islã, e tenta zelar pela conservação dos costumes da religião.

Aqui na Arábia, nós que não somos muçulmanas somos obrigadas a usar somente a abaya, que é esse vestido longo e de manga comprida que sempre uso nas fotos, geralmente é preto, mas existem de várias cores. Ele não é quente, é extremamente confortável e é o traje mais adequado para o verão do deserto.

Já as muçulmanas, além da abaya usam também o hijab, que é o lenço que deve cobrir o cabelo, as muçulmanas só são obrigadas a usar a abaya aqui na Arábia, nos outros países elas precisam apenas se vestir de forma modesta, ou seja, calça ou saia longa e a parte de cima sempre de manga comprida.

As mulheres sauditas além da abaya e do hijab, elas usam o niqab, que em árabe significa máscara, é um tecido que cobre o nariz e a boca, deixando apenas o olho a mostra. Por que elas fazem isso? Pela religião, pela fé, por acreditarem que essa é a forma correta de se vestir, e quem somos nós para dizer que não é?

Mas afinal o que é burca?

A burca é mais usada no Afeganistão, e cobre todo o corpo, rosto e cabelo, ela tem apenas uma rede na altura dos olhos para que a mulher possa enxergar.

O alcorão ensina que os homens e as mulheres devem viver em modéstia e máxima discrição. De fato a obrigatoriedade da abaya, por exemplo, não se aplica aos homens, mas eles não entram em shoppings, em lojas e até alguns restaurantes se estiverem de bermuda.

Infelizmente a maioria dos acidentais vê a vestimenta muçulmana de forma pejorativa, como se fosse o símbolo da submissão feminina, e de fato não é.

Machismo existe em todos os lugares do mundo, e obviamente aqui também, mas não são todas as mulheres muçulmanas que sofrem, ou que querem deixar de usar o traje muçulmano e a família não permite. Na verdade, o que eu vejo aqui, é que a maioria delas gosta muito, principalmente do hijab, elas têm vários adornos pra deixá-lo mais bonito. E as maquiagens? Nem preciso falar né? São famosas no mundo todo!

Essa é a abaya, com o hijab e o niqab.
Essa é a burca.
E aqui apenas o hijab.

Então, respondendo, não, eu não uso burca, uso a abaya e sinceramente eu adoro!!

Beijinhos

DIENE BUFFON

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close